segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Novas alternativas para recrutamento e seleção


Quando o assunto é recrutamento e seleção, explorar o potencial de seus processos torna-se um grande diferencial para as empresas. Um bom trabalho proporciona a organização maiores informações sobre os candidatos, diminuindo assim a probabilidade de falha no momento da contratação. De um lado estão as organizações em busca de profissionais qualificados, e do outro os candidatos, que inúmeras vezes por falta de qualificação não conseguem uma boa colocação no mercado. Na cidade de Curitiba PR, o numero de profissionais fora do mercado é maior entre a população jovem, com idade entre 19 a 25 anos, o índice nessa faixa chega a 10%, superando a média geral da capital que é de 3,5%.
Na busca de bons profissionais as empresas investem cada vez mais em novos métodos de recrutamento e seleção, com isso tornou-se necessário que as mesmas reestruturassem seus métodos convencionais. Exemplo disso é a Google, a empresa que conquistou a primeira posição no premio “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, em uma de suas estratégias, oferece a seu colaborador 2 mil dólares por cada boa indicação, que venha a ser efetivada na empresa, uma adaptação moderna da boa e velha indicação que ainda é muito utilizada, principalmente em cargos de confiança. Outro método que vem sendo aprimorado é o "Trabalhe conosco", trata-se de um banco de currículos, onde o próprio candidato preenche um formulário on-line, que fica a disposição da empresa para futuras oportunidades, o mesmo tem ainda a possibilidade de se inscrever em vagas divulgadas através no site, é uma maneira bastante interessante de se recrutar, nela os interessados, podem conhecer um pouco sobre a empresa, se identificando ou não com seus valores, enquanto a empresa por sua vez ganha candidatos com perfis mais próximos do esperado.
As redes sociais além do seu habitual papel de interação online são cada vez mais utilizadas dentro de um processo seletivo, funcionam como fonte de informações sobre a vida pessoal do candidato, comunidades, comentários e tudo o que se pode postar na rede, pode ser analisado em um processo, tanto de forma positiva, quanto negativa. O ideal para os candidatos é a autenticidade, ter bom senso e avaliar o que realmente pode ser considerado como negativo como, por exemplo, um comentário do gênero: “Eu odeio trabalhar na segunda feira...”, ou comunidades extremistas, o que acaba  passando uma má impressão na hora de conseguir um trabalho.
De qualquer forma seja através de métodos convencionais, ou mais personalizados, estar atento ao mercado, se faz muito importante ao procurar um emprego, perceber as necessidades atuais nos torna capazes de lidar com as mesmas de forma cada vez mais assertiva, por isso, busque conhecer a empresa para qual vai fazer a entrevista ou irá mandar seu currículo, não deixe para a última hora, e sempre tire as suas próprias conclusões.

Autora: Silmara Santos

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