Quando
o assunto é recrutamento e seleção, explorar o potencial de seus processos
torna-se um grande diferencial para as empresas. Um bom trabalho proporciona a organização
maiores informações sobre os candidatos, diminuindo assim a probabilidade de
falha no momento da contratação. De um lado estão as organizações em busca de
profissionais qualificados, e do outro os candidatos, que inúmeras vezes por
falta de qualificação não conseguem uma boa colocação no mercado. Na cidade de
Curitiba PR, o numero de profissionais fora do mercado é maior entre a
população jovem, com idade entre 19
a 25 anos, o índice nessa faixa chega a 10%, superando a
média geral da capital que é de 3,5%.
Na
busca de bons profissionais as empresas investem cada vez mais em novos métodos
de recrutamento e seleção, com isso tornou-se necessário que as mesmas
reestruturassem seus métodos convencionais. Exemplo disso é a Google, a empresa
que conquistou a primeira posição no premio “Melhores Empresas para Trabalhar –
Brasil”, em uma de suas estratégias, oferece a seu colaborador 2 mil dólares
por cada boa indicação, que venha a ser efetivada na empresa, uma adaptação moderna
da boa e velha indicação que ainda é muito utilizada, principalmente em cargos
de confiança. Outro método que vem sendo aprimorado é o "Trabalhe
conosco", trata-se de um banco de currículos, onde o próprio candidato
preenche um formulário on-line, que fica a disposição da empresa para futuras
oportunidades, o mesmo tem ainda a possibilidade de se inscrever em vagas
divulgadas através no site, é uma maneira bastante interessante de se recrutar,
nela os interessados, podem conhecer um pouco sobre a empresa, se identificando
ou não com seus valores, enquanto a empresa por sua vez ganha candidatos com
perfis mais próximos do esperado.
As
redes sociais além do seu habitual papel de interação online são cada vez mais
utilizadas dentro de um processo seletivo, funcionam como fonte de informações
sobre a vida pessoal do candidato, comunidades, comentários e tudo o que se
pode postar na rede, pode ser analisado em um processo, tanto de forma
positiva, quanto negativa. O ideal para os
candidatos é a autenticidade, ter bom senso e avaliar o que realmente pode ser
considerado como negativo como, por exemplo, um comentário do gênero: “Eu odeio
trabalhar na segunda feira...”, ou comunidades extremistas, o que acaba passando uma má impressão na hora de
conseguir um trabalho.
De
qualquer forma seja através de métodos convencionais, ou mais personalizados, estar
atento ao mercado, se faz muito importante ao procurar um emprego, perceber as
necessidades atuais nos torna capazes de lidar com as mesmas de forma cada vez
mais assertiva, por isso, busque conhecer a empresa para qual vai fazer a entrevista
ou irá mandar seu currículo, não deixe para a última hora, e sempre tire as
suas próprias conclusões.
Autora: Silmara Santos
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