quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Saúde e Trabalho


Bom dia, Bonitas!
Hoje temos um artigo muito interessante sobre saúde no ambiente de trabalho, escrito por uma amiga muito especial: Daiana Silva, uma verdadeira Morena Moderna! Dai sua linda obrigada pela colaboração e carinho!

Você gosta de trabalhar? Está satisfeita com seu emprego? Se a resposta foi sim, parabéns. É sinal de bem-estar psicológico relacionado ao trabalho, e sucesso profissional. Isso sem falar em saúde física e psíquica, que lhes dão condições favoráveis para que seu potencial profissional se desenvolva. Mas se a resposta foi não, você não está sozinha. Estudos antropológicos mostram que a relação que os brasileiros possuem com o trabalho, não é lá das melhores, pois atribuem ao trabalho à ideia de sacrifício. Herança essa, deixada pela sombra da escravidão no Brasil. Em tempos modernos talvez seja um pouco difícil ser mulher e ter tempo necessário para se dedicar ao trabalho, ou mesmo para pensar na satisfação que o mesmo está trazendo, se relacionarmos o acúmulo de tarefas atribuído à mulheres consideradas bem sucedidas. Aquelas que precisam ter sucesso no trabalho, mas ao mesmo tempo, tempo para os filhos, para arrumar a casa e ainda se manter linda e sexy para o maridão. Porém, o trabalho ocupa normalmente boa parte das horas do dia, e o bem estar psicológico nessa área da vida não deve ser deixado de lado se dermos algum valor a nossa saúde.
O sentido que damos ao trabalho é fundamental para determinar o nosso sentimento e nossas atitudes em relação a ele, fator este, que nos conduz ao sucesso ou fracasso profissional. Por exemplo, se o trabalho é visto como um penoso sacrifício que deve ser cumprido pelo simples fato, de que você precisa de dinheiro para se sustentar, provavelmente em algum momento da sua trajetória nesse ambiente, se sentirá insatisfeita, desanimada ou estressada com o que faz, e possivelmente começará a tomar atitudes que prejudiquem suas relações de trabalho. Mas se pelo contrário o trabalho é visto como algo prazeroso, provavelmente se sentirá valorizada em desempenhar suas funções, com autoestima elevada e assim terá condições mais favoráveis de saúde mental para bem realizar seu trabalho.
 Falar em sentido significa atribuir ao trabalho ideias positivas, negativas, frases mentais e pensamentos automáticos que regem nossas emoções e ações. Pensamentos como, por exemplo, “Eu não sei o que estou fazendo nesse setor!”, ou “Eu não gosto de fazer isso!”, surgem em nossa mente sem nem mesmo estarem conscientes para nós, mas ainda assim estão lá, e são capazes de nos influenciar. Estar consciente destes processos é fundamental, e é o primeiro passo para o autoconhecimento e autocontrole. Já parou para pensar no porquê trabalhar onde você trabalha ou fazer o que você faz? Construir um sentido positivo ou procurar por uma atividade que esteja de acordo com um sentido positivo construído, faz toda a diferença no que diz respeito à sua satisfação com o trabalho.
No que você gosta ou gostaria de trabalhar? Quais são suas habilidades e conhecimentos? Se você já tem as respostas para essas perguntas, então pode aplicar esses conhecimentos e habilidades em um trabalho que lhe traga bem estar. Estudos mostram que quem é feliz adoece menos e vive mais. Quem trabalha contente, trabalha melhor, rende mais e consequentemente também ganha mais dinheiro. E o mais importante, se mantém saudável. 

Autora: Daiana da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário